Início Notícias Educação Alunos do município realizam atividades complementares em casa durante quarentena

Os exercícios são disponibilizados pelos professores e coordenadores, através de Blogs e Whatsapp

Aluno do município realizando atividade com o pai em casa - Foto: Divulgação

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 03/04/2020 11h54 - Atualizado em 03/04/2020 11h58

As escolas municipais de Urupês, por meio dos professores e coordenadores, estão disponibilizando atividades complementares para os alunos que estão em casa pela quarentena.
Foram criados grupos de Whatsapp com a ajuda das mães e responsáveis dos alunos, onde os professores transmitem orientações e revisões de aulas.
A ideia é que os alunos façam atividades já aprendidas na escola enquanto estão em quarentena, para que eles desenvolvam a criatividade, mantenham certa disciplina e não percam o ritmo das aulas.
A ação tem sido aprovada e a maioria dos alunos está aproveitando um tempo de qualidade com os pais durante a realização das atividades.
Adriana Regina Carnielo de Carvalho, diretora da escola municipal Professor Athayr da Silva Rosa, que atende alunos do 6° ao 9° ano, conta que os professores e coordenadores criaram Blogs, onde os professores de cada série acessam para incluir atividades e matérias. Os estudantes têm acesso a esses conteúdos para realizarem as atividades propostas e via oWhatsapp tiram dúvidas com os professores.
Adriana explica também que o Blog já era uma ferramenta utilizada durante o período normal de aulas, porém com a quarentena, ele se torna um meio facilitador que os professores encontraram para disponibilizar conhecimento aos alunos, que podem continuar estudando de casa.
“Estamos fazendo o possível para atender todos os alunos, mas 10 % dos adolescentes da nossa escola não estão recebendo as atividades, ou por não termos conseguido contato através dos números de telefones cadastrados na secretaria da escola, ou por não terem acesso á internet, redes sociais e/ou aplicativos. Por esse motivo não será aplicado nenhum conteúdo novo”, esclarece a diretora Adriana.
Cristiane Garcia Colabone Gasque, que dirige a escola municipal de educação infantil Professora Thereza Yalenti Perosa, com o apoio dos professores e coordenadores, montou grupos de whatsapp com as mães dos alunos que tem acesso ao aplicativo. E através dessa nova ferramenta de trabalho temporário, que as professoras disponibilizam vídeos curtos, apresentando exercícios e despertando nos alunos a vontade de realizar as tarefas, enviando também por vídeo as atividades concluídas.
Nas escolas municipais Maria da Glória Robert Lima de Almeida e Professora Maria de Lourdes Costa Nunes (Distrito de São João do Itaguaçu), os alunos também estão realizando atividades via grupos de Whatsapp.
A secretária de Educação Cleudia Ettruri explicou que os professores estão se empenhando muito para que todos os alunos tenham acesso ao conteúdo.
“Os pais e alunos se reúnem com os professores através do aplicativo para avaliarem as atividades realizadas. É uma forma de incentivá-los e de dar continuidade aos estudos nesse período, permitindo que o elo escola e aluno permaneçam”, explica a secretária Cleudia.
Para acesso aos conteúdos dos BLOGS da Escola Athayr da Silva Rosa, acesse:
6° Ano :escolaathayrsextoano.blogspot.com
7° Ano:escolaathayrsetimoano.blogspot.com