Início Notícias Administração Prefeitura suspende eventos e adia aulas por prevenção ao Covid-19 (Coronavírus) em Urupês

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 16/03/2020 17h10 - Atualizado em 19/03/2020 11h05

O Coronavírus já chegou ao Brasil, e o estado de São Paulo está em alerta com 236 casos confirmados, mas em Urupês não existe nenhum caso suspeito ou confirmado até o momento.
O Prefeito Bica esteve em reunião na manhã dessa segunda-feira 16/03, com servidores e técnicos das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Comunicação, e diante do plano de contingência lançado pelo Ministério da Saúde foram definidas medidas de prevenção ao vírus COVID-19. Seguem os seguintes dados oficiais:
EDUCAÇÃO
O município seguirá o decreto do Governo do Estado de São Paulo, as aulas na rede municipal de ensino funcionarão em caráter excepcional entre os dias 16 e 20 de março, havendo apenas instruções e atendimentos aos alunos que estiverem presentes, sendo a presença facultativa sem prejuízo de faltas.
Solicitamos que os pais se organizem durante essa semana, para conseguirem uma forma de manter as crianças em casa, pois a partir do dia 23 de março as aulas de toda a rede municipal de ensino serão suspensas por prazo indeterminado, seguindo o Decreto Estadual nº 64862/2020 de 13 de março de 2020. Qualquer mudança será informada a toda população.
SAÚDE
Recomendamos á população que necessitarem de atendimento médico, recorrer ao hospital somente em situações de emergência. No caso de atendimentos menos urgentes devem-se dirigir às UBSs.
Haverá triagem nos postos de saúde e pessoas com situações clínicas mais emergenciais que serão atendidas primeiras, e pessoas com situações mais simples, como troca de receita e consultas menores vão ser dispensadas.
Reforçaremos as informações aos munícipes através de ações dos Agentes Comunitários de Saúde.
RECOMENDAMOS AINDA QUE AS PESSOAS PROCUREM AS UNIDADES DE SAÚDE E HOSPITAL NESSES PRÓXIMOS DIAS APENAS NOS CASOS DE APRESENTAR:
  • Febre alta a partir de 38ºC
  • Vômito intenso, ou seja, três episódios por dia após o segundo dia
  • Diarréia intensa, ou seja, três episódios por dia após o segundo dia
  • Pressão alta
  • Dor no peito e dificuldade respiratória
  • [prorrogação da prescrição] Renovação de remédios contínuos para hipertensão e diabetes e saúde mental (medicação controlada) não serão necessários até segunda ordem. Necessário trazer cópia da receita.
Projeto Criança Feliz:
Pedimos aos pais e responsáveis que só encaminhem as crianças às atividades do projeto durante essa semana (16 a 20 de março), se não tiverem condições de deixá-los em casa. Solicitamos que se programem, pois a partir da próxima segunda-feira, 23 de março, as atividades estarão suspensas por prazo indeterminado, seguindo o decreto do Governo do Estado.
Projeto Guri
As atividades do Projeto Guri serão suspensas a partir de terça-feira, 17 de março de 2020.
Pedimos aos pais e responsáveis que aguardem novas informações, pois a suspensão é por tempo indeterminado.
Centro de Convivência do Idoso (CCI)
As reuniões da melhor idade que acontecem as quintas-feiras no CCI serão suspensas a partir do dia 19 de março de 2020. Serão adiados também os bailes realizados pelos membros do CCI que são realizadas na creche ou em outras cidades da região. Todas as suspensões são devidas ao decreto do Governo do Estado e seguem por tempo indeterminado.
Haverá o cancelamento ou suspensão de eventos com aglomerações de pessoas.
Confira os eventos cancelados:
  • a Copa Demá de Futsal 2020;
  • o Campeonato Municipal de Truco, Bocha e Malha, com início previsto em abril;
  • a Escolinha de Esportes e outros eventos esportivos de Urupês;
  • a Feira do Livro 2020;
  • as aulas de Dança Inclusiva, realizadas no Lar São Vicente de Paulo;
  • o Baile Show, que seria realizado no dia 21 de março, no Salão de Festas da Creche, com renda revertida para o Lar São Vicente de Paulo;
  • o 1º Almoço Caipira Beneficente, em prol ao Hospital São Lourenço, que seria realizado no dia 19 de abril, no Salão de Festas da Creche;
  • quaisquer festas, bailes e atividades com fluxo de pessoas que dependam de alvará ou autorização da Prefeitura Municipal de Urupês.
A Prefeitura Municipal recomenda que os estabelecimentos e empresas privadas evitem promover grandes eventos com aglomerações de pessoas até o dia 31/03, ou segunda ordem.
Reforçamos o pedido de apoio a população para que informem sobre cidadãos que venham de outros países, principalmente daqueles onde existe surto. E solicitamos ainda que não publiquem mensagens falsas (fake news), pois atrapalha o acompanhamento dos casos reais na região, e assusta a população.