Início Notícias Coronavírus O que pacientes pós Covid-19 precisam fazer?
Coronavírus |
Por Carina Costa, Assessoria de Imprensa
O que pacientes pós Covid-19 precisam fazer?
Os profissionais da Ala de Síndrome Respiratória de Urupês passam orientações no momento da alta médica. Os cuidados e tratamentos após o período de internação requerem atenção
Whatsapp
print
Paciente recebendo fisioterapia na Ala de Síndrome Respiratória em Urupês - Imagem Divulgação
Em Urupês, mais de 800 pessoas já receberam alta da COVID-19, doença que está causando colapso na saúde mundial. Após a alta médica, muitos pacientes podem necessitar de acompanhamento médico, pois podem haver possíveis sequelas deixadas pela doença.

As orientações para quem já passou pela doença são diferentes para cada caso, de acordo com os profissionais da Ala de Síndrome Respiratória de Urupês. Pacientes que passaram por internação e são liberados pela melhora da saturação necessitam de fisioterapia por pelo menos 20 dias e o uso de anticoagulante oral ou injetável, e dependendo do quadro, o paciente deve permanecer em repouso por mais 20 ou 30 dias. 

Pessoas que apresentam tosse seca, febre e astenia (perda ou diminuição da força física), que foram medicadas com corticoide, antialérgicos e analgésicos, e que ocuparam leitos na ALA de Síndrome Respiratória do município, após serem liberadas, recebem orientação de que podem sentir cansaço e fraqueza por um período de até 30 dias.
 Além da boa alimentação e hidratação constantes, a fisioterapia e o apoio psicológico são essenciais, e todos os pacientes que necessitarem podem solicitar nas Estratégias de Saúde da Família.

Para evitar o contágio, as orientações preventivas para a COVID-19 são: evitar aglomerações, manter a distância entre as pessoas, lavar as mãos constantemente, o uso de álcool em gel e de máscara de proteção facial. Os tratamentos curativos ainda estão em processo de estudos, e a vacina é uma esperança. No município, pelo menos 1800 pessoas já receberam a primeira dose, e mais de 600 já receberam a segunda dose do imunizante.
Notícia impressa de http://www.urupes.sp.gov.br em 21/06/2021

Saiba mais sobre a Saúde