Início Notícias Saúde Novamente, Urupês supera meta de vacinação na Campanha contra Sarampo e Pólio

Novamente, Urupês supera meta de vacinação na Campanha contra Sarampo e Pólio

Crianças foram vacinadas contra as duas doenças no Dia D. Campanha segue até dia 31. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 20/08/2018 15h34 - Atualizado em 03/09/2018 09h09

O último sábado (18), foi o Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, que acontece em todo o Brasil. Novamente, Urupês cumpriu e superou o marco estabelecido pelo Ministério da Saúde, 13 dias antes do término da campanha. A meta, que era atender 514 crianças de um ano a menores de cinco anos, já batia as 525 doses aplicadas na tarde de sábado, o que corresponde a 102%.
Em Urupês, a ação acontece com os esforços da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e, neste ano, conta com o reforço de voluntários do Rotary Club. Segundo Valentim Dias, Governador Assistente da entidade, é uma missão do Rotary Internacional erradicar a paralisia infantil em todo o mundo. Em Urupês, a entidade cedeu gratuitamente pipoca e algodão doce às crianças que compareceram à vacinação no Dia D.
Pais ou responsáveis ainda podem levar às crianças para vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Xisto Albarelli Rangel, no centro de Urupês, até o dia 31 de agosto, portando a caderneta de vacinação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a considerar o sarampo como uma doença erradicada no Brasil desde 2016. Contudo, ele voltou a aparecer neste ano. Segundo dados da OMS, de janeiro a maio, 995 casos já foram registrados no país, principalmente nos estados da região norte. Há 28 anos, o Brasil não registra casos de poliomielite.

Confira mais fotos desta notícia: