Início Notícias Saúde Em curso prático, gestantes de Urupês têm mais segurança no pré-natal

Em curso prático, gestantes de Urupês têm mais segurança no pré-natal

Encontros acontecem na última quinta-feira do mês. Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 30/07/2018 10h26 - Atualizado em 03/09/2018 09h12

A chegada de um novo membro na família sempre vem recheada de expectativas e dúvidas dos pais, principalmente se for a primeira gestação. Nada que não seja natural, mas que merece, sim, atenção, para tornar este momento único, ainda mais prazeroso para pais e filho. É pensando nisso que a Secretaria de Saúde de Urupês vem desenvolvendo um trabalho contínuo, para levar informação e conscientizar as gestantes no pré-natal sobre os cuidados com a saúde do bebê e da mãe antes e após o parto.
Toda última quinta-feira de cada mês, o grupo de gestantes que faz parte deste curso, separa uma hora do dia para ficar informado. Os encontros acontecem às 15h no posto da Estratégia de Saúde da Família – ESF, do bairro Boa Vista. Neste último dia 26, foi vez das mães discutirem um pouco mais sobre o tema “amamentação, cuidados com o banho, coto umbilical e doação de leite materno”, numa palestra com a enfermeira Elisângela Palhare.
Segundo a secretária de saúde, Cristina Camargo, é uma maneira de acompanhar o pré-natal, utilizando a educação permanente e desenvolvendo temas pertinentes à realidade das gestantes, priorizando a saúde da mãe e do bebê. É também um momento propício para as mães tirarem dúvidas e ganharem mais segurança. Tudo muito prático!
O grupo é dirigido pela enfermeira Franciely Furlan. “O Curso de Gestante tem o objetivo de orientar, informar e esclarecer aos futuros pais da importância dos cuidados gerais ligados à maternidade, antes e após o parto, através da roda de conversa. Somos formados por uma equipe multidisciplinar e informamos o que há de mais atual quando se trata da saúde da gestante e do bebê, explicando e respondendo as dúvidas sobre cada etapa”, disse ela.
Todas as gestantes podem participar dos encontros, a partir do momento que descobrem estarem grávidas. O curso é inteiramente gratuito e acolhe novas pacientes em qualquer período do ano. Para fazer a inscrição e começar a participar, as interessadas devem entrar em contato com a UBS pelo telefone (17) 3552-1038, com a enfermeira Franciely, ou com o ESF, pelo telefone (17) 3552-2344, com a enfermeira Elisângela.