Início Notícias Saúde Urupês renova parceria com Hospital do Amor de Barretos

Urupês renova parceria com Hospital do Amor de Barretos

Prefeito e funcionários da saúde de Urupês junto a membros do Hospital do Amor. Foto: Divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 26/07/2018 14h13 - Atualizado em 03/09/2018 09h13

A Secretaria de Saúde de Urupês renovou, nesta quarta-feira (25), a parceria do Programa de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino, com o Hospital do Amor (HA) – antigo Hospital do Câncer de Barretos –, reforçando as ações de prevenção e tratamento da doença no município. A assinatura do contrato foi feita pelo prefeito Bica, em Barretos, e contou com a presença da secretária de saúde de Urupês, Cristina Camargo e da enfermeira Franciely Furlan.
Com esse convênio, Urupês continua a disponibilizar tecnologias de ponta para o preparo de amostras de citologia cervical (papanicolau), através da Citologia em Base Líquida (CBL) em todas as Unidades de Saúde. Essa tecnologia tem como característica a maior facilidade de detectar anormalidades no colo uterino, se comparado à maioria das tecnologias disponíveis atualmente nos municípios.
Segundo Franciely, “Esse material é processado no laboratório com aparelhos de última geração para a obtenção de amostra com concentração celular uniforme. Essa técnica de citologia em meio líquido promove, por meio de processo automatizado, a distribuição das células epiteliais em uma camada única na lâmina, permitindo uma análise microscópica mais sensível e uma capacidade de detecção melhor das lesões suspeitas. E também gera mais conforto para as pacientes na hora da coleta”. Em Urupês, esse novo método é usado em todas as unidades de saúde a mais de dois anos.
“Com a renovação desse contrato com o Hospital do Amor, continuamos dando nosso suporte para as ações de prevenção do câncer de colo uterino, que é o que mais atinge as mulheres nos dias de hoje”, salientou o prefeito Bica.