Início Notícias Saúde Prefeitura fará mutirão de coleta de resíduos que acumulam água em combate à dengue

Imagem do Arrastão contra a Dengue de 2023. Foto: divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 28/02/2024 16h46

A Prefeitura de Urupês dá início, na próxima segunda-feira (4), a mais uma ação de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade. O “Arrastão contra a Dengue” é um mutirão de coleta de resíduos domiciliares que podem acumular água nos quintais dos munícipes.

Durante a operação, serão coletados itens como pneus velhos, móveis e eletrodomésticos quebrados, latas, garrafas, entre outros objetos deixados em quintais, que não são mais necessários e que representam um risco à saúde pública por acumularem água parada.

A iniciativa será escalonada e abrangerá diferentes regiões da cidade, seguindo o cronograma abaixo:

• Região atendida pela ESF Manoel Carreira: semana de 04 de março;
  • Região atendida pela ESF Mundo Novo: semana de 11 de março;
  • Região atendida pela ESF Boa Vista: semana de 18 de março;
  • Região atendida pela ESF São João: semana de 25 de março;
  • Região atendida pela ESF Centro: semanas de 01 e 08 de abril.

Os agentes comunitários de saúde dos bairros distribuirão comunicados casa a casa, informando o dia exato em que o caminhão da Prefeitura passará em cada rua para a coleta dos objetos. Nos dias agendados, basta que a população deixe os itens descartados em frente suas residências.

Além do “Arrastão contra a Dengue”, a Prefeitura de Urupês tem realizado outras ações no combate à doença, incluindo inspeções domiciliares em mais de 4.300 casas desde janeiro, programas de educação em escolas e operações de fumacê.

A Prefeitura reforça a importância da participação comunitária nesse esforço conjunto e agradece a colaboração de todos os moradores na luta contra a dengue.

A iniciativa é uma resposta ao aumento de casos notificados dessas doenças na região. Desde janeiro, Urupês conta com 19 notificações da doença, sendo 10 descartadas e 9 positivas.

Nesta notícia: dengue