Início Notícias Transporte Trabalho da prefeitura garante melhoria e organização no trânsito

Trabalho da prefeitura garante melhoria e organização no trânsito

Publicado em 06/09/2017 00h00

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Urupês está realizando, desde o início de agosto, a reorientação das mãos de algumas ruas do centro da cidade. A decisão traz como proposta a diminuição do congestionamento e pontos de conflito em locais de maior movimento de veículos e pedestres, dificuldade que vêm enfrentando as pessoas que passam pelos locais, principalmente em horários de pico.
Com a nova proposta, tais vias passam a aderir ao Sistema Binário de planejamento de trânsito, que é utilizado em pequenas e grandes cidades ao redor do Brasil e tem resultado em casos de sucesso na organização do tráfego urbano. Nesse sistema, as ruas paralelas de um determinado quadrante passam a ser mão única, com sentido intercalado.
A reestruturação, em Urupês, tem passado por diversas análises para entregar aos moradores uma experiência de maior qualidade. Segundo a Secretaria responsável, desde 2014, os estudos têm sido feitos em conjunto com comissões e conselhos municipais, visando beneficiar a população em geral.
O quadrante em que ocorrerá as mudanças está compreendido entre as ruas Dr. Xisto Albarelli Rangel, Antônio Feliciano Jr., Dom Pedro II e José do Patrocínio e deve acontecer gradualmente. A prefeitura também solicita aos motoristas que prestem atenção à nova sinalização de trânsito que vem sendo implantada.
Segundo o prefeito Bica, “o município acompanha a tendência mundial no planejamento urbano, que veio para ficar, que beneficia primeiramente o pedestre, ciclista, transporte coletivo e posteriormente o transporte individual”. Para ele, embora no início cause estranheza, os benefícios do novo sistema serão gradualmente percebidos pelos moradores, comércio local e população em geral.