Início Notícias Transporte Reunião com alunos e comissões estudantis dá provimentos sobre transporte universitário em 2017

Publicado em 01/02/2017 00h00

Centenas de alunos, pais de alunos, membros dos poderes executivo e legislativo, secretários e assessores públicos debateram o transporte intermunicipal para universidades de São José do Rio Preto e colégios de Catanduva nesta segunda-feira, 31 de janeiro.
O assunto, que foi alvo de diversos boatos ao longo das últimas semanas, foi tratado num encontro entre os usuários do serviço e o poder público, buscando esclarecer de maneira participativa, as informações verdadeiras diante dos rumores que se alastraram por toda a cidade.
Segundo a vice-prefeita, Maria Luiza, a reunião foi a forma mais democrática encontrada para se discutir o tema, apresentando as decisões da prefeitura e recebendo o feedback dos numerosos munícipes presentes.
De acordo com o prefeito, Bica, as decisões tomadas pela prefeitura visam resguardar a segurança dos alunos, levando em conta o vasto déficit orçamentário da prefeitura e a precariedade da condição dos ônibus municipais, que ao longo dos últimos meses apresentaram diversas complicações de funcionamento.
Reunião com alunos e munícipes no dia 31 de janeiro
Aberto a questionamentos da população, o prefeito apresentou breves prognósticos sobre o custo que deve ser repassado aos alunos e o prazo para início do funcionamento do serviço, que, a princípio. Ainda assim, salientou o prefeito, os custos apresentados eram suposições baseadas em cálculos que a atual equipe gestora vem realizando desde o final do ano passado.
Apesar disso, afim de buscar alternativas viáveis para a disponibilização mais rápida do serviço, foram montadas duas comissões formadas por estudantes das cidades de Catanduva e São José do Rio Preto e outros responsáveis para serem apresentadas e discutidas propostas para viabilizarem, com maior emergência, a efetivação do transporte.
AS REUNIÕES COM AS COMISSÕES
Na noite do dia 1º de fevereiro, foram realizadas duas reuniões entre o poder público municipal e as comissões estudantis, para discutir as formas de agilizar a disponibilização do transporte universitário, dentre outros temas de interesse de ambas as partes.
Reuniões com as comissões estudantis.
A vice-prefeita, Maria Luiza, abriu as reuniões, apontando que o intuito do encontro com os numerosos alunos, no dia anterior, também foi apresentar a realidade em que a prefeitura se encontra e ouvir suas reivindicações.
Tomando a palavra, o prefeito garantiu que, até que esteja findado o processo licitatório para contratação da empresa que fará o transporte dos alunos, o poder público se encarregará de transportá-los através da frota própria, que passará por revisões e manutenções, afim de poder realizar a locomoção estudantil neste próximo mês.
A participação dos membros das comissões também foi lucrativa para o andamento da reunião, apresentando sugestões como um possível financiamento de ônibus para a constituição de uma nova frota própria da prefeitura, até o trajeto que os ônibus contratados percorrerão, e como a prefeitura pode viabilizar o transporte para estudantes de baixa renda, que apresentem provas de não conseguirem custear o serviço.
Estes e outros pontos ainda estão sendo analisados pela prefeitura e serão encaminhados à população, à medida em que forem sendo decididos.
Os ônibus correrão a partir de segunda-feira, 6 de fevereiro, nos horários de costume.