Início Notícias Assistência Social Agosto Lilás: Urupês promove campanha voltada ao empoderamento e incentivo à denúncia da violência contra a mulher

Agosto Lilás: Urupês promove campanha voltada ao empoderamento e incentivo à denúncia da violência contra a mulher

Cerca de 3 minutos de leitura

832 acessos

Empoderamento visa incentivar mulheres a denunciarem casos de violência. Foto: iStockphoto

Empoderamento visa incentivar mulheres a denunciarem casos de violência. Foto: iStockphoto

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 06/08/2021 10h49 - Atualizado em 06/08/2021 11h18

Agosto também é mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher: um assunto sensível, mas que não pode ser deixado de lado.

Para desenvolver o tema, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está preparando ações com ênfase no empoderamento da mulher e no incentivo à denúncia de casos de violência, aproveitando a campanha Agosto Lilás.

Os profissionais estão desenvolvendo atividades junto aos grupos de fortalecimento de vínculos e aos idosos do Centro de Convivência do Idoso, confeccionaram o “Pote do Autocuidado”, com o objetivo de resgatar a autoestima e auxiliar as mulheres a criarem mecanismos pessoais para encorajá-las na denúncia de casos de violência.

A criação e desenvolvimento da campanha acontece pelas facilitadoras Bárbara Camargo, Bruna Milani, Elen Freitas e Elisandra Sanches. “Como símbolo de sua força, dentro do pote, há uma pulseira da cor lilás – que faz referência à campanha “agosto lilás” – para lembrá-las de todos os momentos do processo de autocuidado”, explicaram.

Como funciona a dinâmica?

O Pote do Autocuidado é um instrumento simples, mas com o intuito de empoderar as mulheres, mostrando-as que são donas de sua vida e que não dependem dos homens para poderem viver.

No dia a dia, cada vez que a mulher fizer algo por si mesma que lhe traga sentimento de alegria e prazer, ela deve colocar dentro do pote um grão de feijão ou uma pedrinha. À medida que o pote for sendo preenchido, ela deve perceber-se empoderada e que pode existir vida saudável e feliz em si mesma e desvinculada do agressor.

“Normalmente se fala muito do agressor; neste momento, resolvemos falar mais sobre a vítima”, contou a psicóloga Bruna Milani.

Violência em Urupês

Segundo dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Urupês, o número de denúncias de violência contra mulher é baixo, mas sabe-se que existem casos subnotificados, ou seja, acontecem, mas chegam ao conhecimento das autoridades. O órgão acredita que isto se deva ao medo das consequências da denúncia. Mas isto não diminui a necessidade de denunciar esses casos.

Como denunciar

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Disque 180. Em Urupês, o CREAS também acolhe mulheres que sofrem com agressão e oferta um espaço de diálogo, escuta e acolhida. Porém a denúncia à entidade não substitui a necessidade de atuação policial em casos específicos.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto