Início Notícias Saúde Atendimentos médicos gratuitos em Urupês aumentaram nos últimos 4 anos

Atendimentos médicos gratuitos em Urupês aumentaram nos últimos 4 anos

Com novas especialidades médicas o município oferece mais qualidade de vida aos moradores

Cerca de 3 minutos de leitura

57 acessos

Consulta oftalmológica em Urupês. Foto: Luis Fernando da Silva

Consulta oftalmológica em Urupês. Foto: Luis Fernando da Silva

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 13/01/2021 09h45

Mesmo em meio ao contexto da Pandemia do Coronavírus, o Sistema de Saúde de Urupês registrou um aumento gradativo no número de atendimentos médicos entre 2017 e 2020. As cinco unidades de Estratégias Saúde da Família, que foram implantadas no governo atual, descentralizaram os serviços de atendimento ao público.
Os pacientes que antes se concentravam na unidade de saúde central Dr. Xisto Albarelli Rangel, passaram a ser atendidos nas ESF’s dos bairros. Uma mudança que facilitou a vida dos urupeenses foi trazer algumas especialidades médicas para o município, a secretária de saúde Cristina Camargo conta que o município tem hoje mais estrutura física para atender os pacientes e com isso conseguiu implantar novas especialidades locais: “Hoje o município conta com neurologista, psiquiatra, ginecologista, oftalmologista, ortopedista, entre outros, além de poderem realizar consultas e exames gratuitos, que antes eram realizados apenas nos hospitais de referência.” Cristina Camargo.
Esses serviços facilitaram muito a vida dos pacientes que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde), mas com a chegada da COVID 19, os atendimentos foram reduzidos e reformulados. As ESF’s passaram a atender via celular, para tirar dúvidas dos pacientes, algumas consultas passaram a ser online para evitar o contagio através do contato físico entre equipes médicas e pacientes. Tudo pensado para que os pacientes não ficassem sem assistência, neste período que foi muito difícil para todos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Urupês no período de janeiro a dezembro de 2020 foram mais 40 mil atendimentos médicos, considerando atendimentos domiciliares, médicos, e procedimentos de enfermagem. Em comparação aos anos anteriores, em 2020 a quantidade de atendimentos dobrou. Em 2019 durante o mesmo período, o município realizou cerca de 20 mil atendimentos, em 2018 e 2017 de acordo com o sistema E-SUS, utilizado pela Secretaria de Saúde de Urupês foram aproximadamente 10 mil atendimentos.
“O aumento da procura pelos atendimentos médicos faz parte também do trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Saúde, que é atuar mais com tratamento preventivo”, concluiu a secretária de Saúde Cristina Camargo.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto