Início Notícias Saúde Campanha Fique Sabendo: Urupês disponibiliza testes gratuitos de H.I.V. e sífilis

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 27/11/2020 16h09 - Atualizado em 27/11/2020 16h53

A partir da próxima segunda-feira, Urupês inicia a Campanha de Prevenção às Doenças Sexual Transmissíveis, voltadas ao H.I.V. e sífilis. A Secretaria Municipal de Saúde de Urupês realizará orientações e testes gratuitos em todas as Estratégias de Saúde da Família.
O teste é feito por punção digital – um pequeno furo indolor feito no dedo, em que se coleta uma gota de sangue. O resultado sai em poucos minutos, é sigiloso, e o paciente já recebe o laudo assinado pela enfermeira responsável.
Confira os dias, horários e locais irão acontecer as ações:
ESF de São João de Itaguaçu
Terça-feira (1º/12)
Das 7h30 às 9h
ESF do bairro Centro
Quarta-feira (2/12)
Das 13h às 18h
ESF do bairro Mundo Novo
Quinta-feira (3/12)
ESF do bairro Pestana
Sexta-feira (4/12)
ESF do bairro Boa Vista
Segunda-feira (7/12)
Das 7h30 às 10h30
A Campanha Fique Sabendo visa levar os testes com garantia de sigilo, confiança e qualidade no processo diagnóstico. A Aids tem tratamento e a sífilis tem cura. Fazer o diagnóstico e tratar os portadores dessas doenças é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão, visando o controle desses dois importantes problemas de saúde pública.
“O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento de qualquer doença, o que não é diferente para a AIDS e sífilis. Por isso, estamos disponibilizando testes para todas as pessoas interessadas e trabalhando para a conscientização da população”, disse o prefeito Bica.