Início Notícias Assistência Social Agosto Dourado: a criança que recebe amamentação é mais saudável

Agosto Dourado: a criança que recebe amamentação é mais saudável

Cerca de 3 minutos de leitura

76 acessos

Mãe Viviane Ramos de Carvalho Godoy, amamentando seu filho Luiz Miguel, de 10 meses. Imagem: divulgação

Mãe Viviane Ramos de Carvalho Godoy, amamentando seu filho Luiz Miguel, de 10 meses. Imagem: divulgação

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 12/08/2020 19h11

Amamentar não é uma tarefa fácil, exige persistência, informação e uma rede de apoio. Em Urupês o Programa Criança Feliz Primeira Infância atua na orientação e incentivo a mamães lactantes.
Estamos na semana do Agosto Dourado, uma campanha sobre o Aleitamento Materno, instituída através da lei 13.435, criada pelo Congresso Nacional Brasileiro em 2017. E em comemoração a data, as profissionais do Programa Criança Feliz Primeira Infância, estão desenvolvendo orientações complementares para toda a população, através das redes sociais da Prefeitura.
A Cartilha da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que o aleitamento é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da mortalidade infantil. Amamentar permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê. A OMS, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomendando o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida.
A supervisora do Programa, Thainá Costa, informou que o trabalho das visitadoras tem impactado positivamente a realidade das participantes, pois atualmente no município, há um grande número de mães que amamentam seus filhos até os 2 anos de vida ou mais.
O aleitamento materno previne: mortalidade infantil, diarréias, infecção respiratória, alergias, colesterol alto, diabetes, hipertensão e até câncer de mama. O aleitamento materno também aumenta a capacidade de inteligência, fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho e melhora a qualidade de vida.
De acordo com Jessika Rafael Souza, que está se especializando na profissão de Doula, a amamentação pode ser muito eficaz no desenvolvimento de uma criança, ela afirma que amamentar nos primeiros dias pode ser um incômodo, mas com amor e paciência torna-se mais fácil a cada dia, e que em caso de muita dor ou febre, a mãe deve buscar ajuda imediatamente de um médico.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto