Início Notícias Saúde Aumentam casos de absenteísmo no Sistema de Saúde do Município

Aumentam casos de absenteísmo no Sistema de Saúde do Município

Cerca de 4 minutos de leitura

65 acessos

Setor de Regulação - Taciana Ferrari responsável pelos agendamentos de consultas e exames Imagem: divulgação

Setor de Regulação - Taciana Ferrari responsável pelos agendamentos de consultas e exames Imagem: divulgação

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 28/07/2020 11h09

O sistema de agendamento de consultas do SUS, em Urupês, vem apresentando um número alto de absenteísmo, que é a ausência de pacientes em consultas e exames agendados pelo Sistema de Saúde de Urupês, nos hospitais de referência. A cota de vagas ficou paralisada pela pandemia, e apesar de o absenteísmo sempre existir, aumentou durante este período de quarentena.
Nos últimos 3 meses, mais de 150 pacientes agendados não compareceram aos exames, e cerca de 130 pacientes se ausentaram em consultas nos Hospitais Emílio Carlos e AME de Catanduva.
A responsável pela Regulação Municipal, Taciana Ferrari, informou que todo paciente agendado recebe a guia de encaminhamento médico, e é orientado a informar com 3 dias de antecedência caso não possa comparecer a consulta ou exame. “Quando o paciente informa com antecedência que irá se ausentar, nós podemos encaixar o próximo paciente, que aguarda na fila de espera, para utilizar a vaga da consulta, e assim o município não perde esta vaga na cota que recebemos mensalmente”, explica Taciana.
A regulação recebe todo mês certa quantidade de vagas disponíveis para cada tipo de consulta e exames específicos, que são destinadas à moradores de Urupês. Os pacientes são informados com 15 dias de antecedência sobre as vagas e recebem o encaminhamento e todas as orientações, para que não esqueçam da consulta. Além das orientações transmitidas pelos profissionais de saúde do município, as equipes dos hospitais de referência também entram em contato com os pacientes, cerca de 3 dias antes da data agendada, via contato telefônico ou Whatsapp, para confirmar a consulta ou o exame, tudo para que não haja ausência no dia e horário marcados.
“A ausência atrapalha o fluxo de atendimento, e o paciente que falta acaba tirando a vaga de uma pessoa que está esperando na fila e necessita da consulta”, conta Taciana Ferrari, responsável pela Regulação do Município.
As consultas e exames são gratuitos, e além do agendamento o Sistema de Saúde de Urupês oferece o transporte para que todos os pacientes possam ir para Catanduva ou São José do Rio Preto para receberem o tratamento necessário.
Os Hospitais de referência têm solicitado a todos os moradores, que evitem faltar, ou que avisem com antecedência para que não prejudique a cota de consultas da cidade nos próximos meses, pois sempre que alguém ausenta além de se prejudicar por interromper o próprio tratamento, atrapalha as outras pessoas da fila de espera, que necessitam de uma vaga, e acaba fazendo com que as próximas cotas de consultas e exames sejam disponibilizadas em menor quantidade para o município.
A Secretaria de Saúde de Urupês pede encarecidamente para que todos que não tiverem interesse nas vagas que estão agendadas informem ao setor de regulação, na UBS Dr Xisto Albarelli Rangel, para que seja cancelada a consulta com antecedência.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto