Início Notícias Saúde Prefeitura distribui totens de álcool em gel em repartições públicas como medida de prevenção ao novo coronavírus

Totens são acionados com os pés e ajudam na prevenção ao novo coronavírus. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 20/07/2020 11h30 - Atualizado em 20/07/2020 23h06

A Prefeitura de Urupês está distribuindo totens com dispensers de álcool em gel nas diversas repartições públicas, como incentivo à higienização das mãos em prevenção à COVID-19.
O álcool em gel já era disponibilizado nestes locais desde o início da quarentena, mas a novidade é que, agora, não será mais necessário que as pessoas tenham contato os frascos do produto, que passavam pelas mãos de várias pessoas e podiam. Isso porque os novos totens possuem um pedal que, ao ser pressionado com os pés, ativa um dispositivo que libera a solução.
Os totens estão sendo distribuídos nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família do Município, na prefeitura, CRAS, CREAS, Centro de Convivência do Idoso, Central de Cursos e outros locais com alto fluxo de pessoas.
Um artigo publicado pelo Journal of Hospital Infection, da Healthcare Infection Society, comprova a eficácia do álcool em gel e líquido contra a exposição ao coronavírus, de maneira rápida. De acordo com o Ministério da Saúde, o uso do álcool aliado a outras ações como o uso de máscaras e o distanciamento social são medidas eficazes para a prevenção do COVID-19, de acordo com as formas mais eficazes hoje de se manter livre do COVID-19.