Início Notícias Saúde COVID-19: Urupês registra primeiro suspeito

Imagem Ilustrativa Prefeitura Municipal de Urupês

Por Carina Costa - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 07/05/2020 17h07 - Atualizado em 07/05/2020 17h11

A Secretaria de Saúde de Urupês registrou o primeiro caso suspeito de COVID-19 no município.
O paciente passou por atendimento hoje (7), na Unidade de Saúde central do município, apresentando sintomas gripais já há quatro dias, como febre, cefaléia (dor de cabeça), dores no corpo e vômito. Não apresentou dificuldade de respirar. Ele foi notificado, orientado e passou pelo teste rápido, por ser profissional de Segurança, como estabelece o protocolo do Ministério de Saúde. O resultado foi negativo para a COVID-19, porém a eficácia e 100% de efetividade do teste rápido acontecem quando é realizado no 7° ao 8° dia de sintomas. Para garantir a proteção do paciente e da população, a Secretaria de Saúde adquiriu o teste de PCR (Proteína C-Reativa) e o paciente passará ainda hoje pelo teste no Hospital de Base de São José do Rio Preto. O resultado sairá em 48h. Ele e a família estão a partir de hoje em isolamento domiciliar por 14 dias. No período de isolamento um enfermeiro responsável entrará em contata com eles, por telefone para orientar e monitorar a situação.
A Prefeitura continua solicitando a todas as pessoas para evitarem aglomerações e, para quem precisar sair de casa, lembrar que o uso da máscara de proteção facial é obrigatório.
O Hospital São Lourenço já está com os equipamentos instalados, e já possui o respirador e ar comprimido nos quartos. Faltam alguns detalhes para o final da reforma e melhoria para atender pacientes com baixa e média complexidade da doença.