Início Notícias Saúde A rede municipal de saúde de Urupês oferece tratamento gratuito de Ventosoterapia
Saúde |
Por Carina Costa, Assessoria de Imprensa
Moradores de Urupês contam com mais uma alternativa para tratamento de dores crônicas
Acupunturista Larissa Andrade em atendimento na UBS Central Foto: Carina Costa
Uma técnica terapêutica indicada para reduzir dores musculares, enxaquecas, estresse, insônia e desconfortos.  A Ventosoterapia é oferecida gratuitamente aos pacientes da rede pública, pela prefeitura através da secretaria municipal de Saúde de Urupês.

A Ventosoterapia é uma das opções dentre as técnicas da Acupuntura disponibilizadas gratuitamente no sistema de saúde da cidade.
Nas sessões o paciente é submetido à aplicação de ventosas, que criam um efeito de vácuo, que suga a pele a fim de abrir os poros e mobilizar a circulação sanguínea e linfática do corpo. Esse processo realiza a desintoxicação do organismo, reduzindo dores, desconfortos e estresse. O tratamento inicial conta com quatro sessões agendadas pelo médico durante consulta, mas na maioria dos casos o paciente relata se sentir muito bem logo após a primeira aplicação.

Larissa Andrade é Biomédica e acupunturista responsável pela aplicação do tratamento em pacientes do município, ela explica que a medicina alternativa (Moxaterapia, Acupuntura e Ventosaterapia) que ela utiliza em tratamentos dos pacientes, traz muitos resultados positivos.

“Indicada para diversos tipos de dores, a Ventosa e muito eficaz no caso de dores crônicas, amenizando-as desde a primeira sessão, proporcionando mais qualidade de vida a todas as pessoas.” Larissa Andrade.

Segundo Larissa além do alívio de dores locais, o tratamento auxilia na redução de fadiga, enxaqueca e ansiedade.
Qualquer pessoa pode se sujeitar a Ventosoterapia, exceto pessoas que apresentem lesões na pele a ser aplicada. Um método não invasivo que traz inúmeros benefícios para a saúde, e que pode ser usada como alternativa complementar a outros tratamentos. O clínico geral das unidades de saúde indicam a técnica caso haja necessidade, através de encaminhamento para a especialidade.

Uma sessão dura entre 20 a 30 minutos, existe algumas contra-indicações, não são indicadas as aplicações em regiões do corpo com edemas, inchaço, e queimaduras recentes.

Após o começo do tratamento o paciente poderá apresentar marcas no corpo, que são causadas pela sucção da região da pele, dependendo do organismo pode demorar alguns dias ou até uma semana para desaparecerem, porém o corpo vai eliminá-las com o tempo de forma natural.

As dores classificadas como crônicas são aquelas sentidas a maior parte do tempo por mais de três meses. As mais comuns são dores de cabeça, nas costas, as musculoesqueléticas e as neuropáticas. Estudos realizados pela SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor) comprovam que cerca de 40% dos brasileiros sofrem de dores crônicas.

A Larissa realiza os atendimentos na UBS Dr Xisto Albarelli Rangel ás terças, quartas e quintas-feiras a partir das 17h.

“O intuito do projeto é justamente fornecer a população de Urupês o acesso a esses tipos de tratamento de forma gratuita”, Complementa Larissa, Biomédica e Acupunturista do município.

Lembrando ainda que a acupuntura é usada também como técnica relaxante em diversos casos.

Notícia impressa de http://www.urupes.sp.gov.br em 28/03/2020

Saiba mais sobre a Secretaria de Saúde