Início Notícias Saúde Urupês conquista unidade do SAMU 192

Urupês conquista unidade do SAMU 192

Gestores de Urupês e servidores da Secretaria de Saúde retiraram o veículo nesta sexta-feira (20). Foto: Divulgação.

Por Luís Fernando da Silva - Assessoria de Comunicação Social

Publicado em 20/12/2019 16h00 - Atualizado em 20/12/2019 16h26

Urupês agora conta com uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Na manhã desta sexta-feira (20), gestores do município e servidores da Secretaria de Saúde estiveram na cidade de Tatuí para retirar o veículo.
A Unidade Móvel está equipada com aparelhos modernos como desfibrilador, respirador, maca, cadeira de rodas e cilindros de oxigênio, dentre outros. O intuito é possibilitar um atendimento mais rápido e eficiente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.
“Estamos muito felizes com esta conquista para nossa população, que era algo que ela tanto ansiava. Por isso, depois de muito lutar, conseguimos trazer o SAMU para Urupês. Tenho certeza de que nós iremos ampliar muito mais o atendimento da Saúde, diminuindo a possibilidade de danos mais graves caso haja algum caso de urgência ou emergência na cidade”, disse o prefeito.
Agora, a Secretaria de Saúde implantará a base do SAMU na Central de Ambulância e treinará os enfermeiros e condutores socorristas. Este procedimento, segundo a gestora da pasta, “acontecerá o mais rápido possível, para iniciar o quanto antes o serviço à população”.
A unidade irá operar 24 horas no município, durante os 7 dias da semana. Será priorizado o atendimento em Urupês, mas também poderão ser socorridas cidades vizinhas, em caso de emergências maiores.
Estiveram presentes na entrega da unidade o prefeito Bica, a Secretária de Saúde, Cristina Camargo, os motoristas Adilson Verri e José Marcos do Amaral, e o enfermeiro Douglas Segantini.
Processo de Conquista do SAMU
Para a obtenção desta unidade do SAMU, o município teve de protocolar um Plano de Trabalho junto à Câmara Técnica e colegiado regional. A requisição seguiu para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e, posteriormente, foi encaminhada à Comissão Intergestores Tripartite no Ministério da Saúde.
Por fim, o Ministério contemplou Urupês com o veículo, custeado totalmente pelo Governo Federal. A manutenção do serviço será feita numa parceria do Ministério da Saúde com contrapartida da prefeitura.
O SAMU
Atualmente, o SAMU chega a 170 milhões de pessoas em todo o Brasil. O serviço presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas com profissionais capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.