Início Notícias Saúde Campanha sobre cuidados com a saúde invade praças de Urupês

Campanha sobre cuidados com a saúde invade praças de Urupês

Publicado em 30/05/2018 00h00

“Desembale Menos, Descasque Mais”. O nome sugestivo da campanha realizada pela Prefeitura nas praças de Urupês e de São João de Itaguaçú já deixava claro o intuito dos esforços que a Secretaria de Saúde do município tem destinado ao controle da diabetes e hipertensão, problemas de saúde que vem afetando a população de todo o país.
O intuito da Campanha é fazer com que as pessoas consumam mais alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras e que reduzam a ingestão de alimentos industrializados. Para auxiliar nessa tarefa, a equipe montou um ponto de atuação nas praças, onde dispôs banners e panfletos publicitários. As pessoas que passavam pelo local podiam aferir a pressão arterial com a enfermeira Elisângela Palhare Donini e ainda consumir diversas frutas que foram colocadas à sua disposição. Tudo isso, gratuitamente.
Segundo dados de 2012 do Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros vive sob risco por causa da pressão alta. No caso do diabetes, são 14 milhões de pessoas que precisam conviver com as limitações impostas pela doença. Seis anos depois, estima-se que os números sejam ainda maiores.
“Fazendo o cadastro dos usuários do sistema de saúde, nós pudemos perceber que, em Urupês, há um grande número de pessoas com hipertensão e diabetes”, disse André Mesa Rocha, que é Agente Comunitário de Saúde em Urupês e cursa o ensino superior em nutrição. Segundo ele, o intuito da Campanha é fazer com que as pessoas adiram a modos prevenção de doenças e promoção da saúde também por meio da alimentação.
“Tem gente que só se preocupa quando está doente e tem que tomar remédios. Aí é prejuízo para a saúde da pessoa, além de gerar gastos com remédios e qualidade de vida”, disse André.
Segundo ele, estiveram à frente da Campanha os funcionários Vanessa Crivelaro, Elisângela Palhare, Ivalda Franzini dos Santos, Mateus Basilio e André Mesa Rocha, sob supervisão da Secretária Municipal de Saúde, Cristina Camargo.
“Sabemos que a prevenção é a melhor maneira de se combater as doenças. Por isso, essas ações da Secretaria da Saúde são muito importantes para conscientizar as pessoas de nossa cidade a terem uma vida mais saudável e cuidarem melhor da saúde”, disse o prefeito Bica.