Início Notícias Saúde Vigilância Epidemiológica e de Controle Endemias promovem ações para eliminação de pragas urbanas

Vigilância Epidemiológica e de Controle Endemias promovem ações para eliminação de pragas urbanas

Cerca de 3 minutos de leitura

142 acessos

Equipe do Controle de Endemias de Urupês, que realiza as visitas nas residências da cidade.

Equipe do Controle de Endemias de Urupês, que realiza as visitas nas residências da cidade.

Publicado em 25/04/2018 00h00

A Vigilância Epidemiológica de Urupês tem executado diversas ações de combate à proliferação pragas urbanas, como insetos e animais transmissores de doenças.
Desde fevereiro, a equipe está realizando a dedetização da rede de esgoto de toda a cidade. O intuito, segundo os membros, é extinguir insetos e aracnídeos, como baratas e escorpiões. A ação, que se prolongará até julho, acontece no período noturno, para evitar o contato da população com os produtos químicos utilizados.
Da mesma forma, a equipe vem intensificando sua ação educativa, por meio de palestras e atividades realizadas nas escolas e supermercados de Urupês, afixação de cartazes nos comércios da cidade e entrevistas na Rádio A Voz de Urupês. Na E.E. Rubens Ferreira Martins, por exemplo, tem-se abordado, junto aos alunos, assuntos relacionados ao combate à proliferação do Aedes aegypti, inseto causador da dengue. Ao final, os alunos fazem uma análise em suas casas, tomam medidas para a eliminação de criadouros e confeccionam um relatório sobre isso.
Dentre os relatórios entregues está o da aluna Ana Clara Cardoso Coelho, do 1º ano do Ensino Médio. Segundo ela, o trabalho realizado pela equipe do Controle de Endemias “ajuda na conscientização das pessoas, pois é mais fácil evitar os criadouros do que acabar com os transmissores. São úteis para dar informações que, provavelmente, muitas pessoas não saibam, e, assim, ajuda no combate contra a dengue, com a supervisão dos moradores de cada região”.
Essas ações integradas de combate à proliferação das pragas urbanas são essenciais para manter a qualidade da saúde no município. Por isso, a equipe de Controle de Endemias realiza visitas periódicas a todas as residências, eliminando focos de criação do Aedes aegypti e dando instruções aos moradores. Fique atento às visitas dos agentes em sua residência, identificando-os pelos novos uniformes de cor azul e pelo crachá, e contribua para a manutenção da saúde no município.
Mateus Basílio, funcionário da Vigilância Epidemiológica de Urupês, em palestra para os alunos da E.E. Rubens Ferreira Martins. Foto: Divulgação.
Equipe da Vigilância em panfletagem nos supermercados da cidade. Foto:  Mateus Basílio.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto