Início Notícias Saúde Ação em casas e escolas de Urupês visa eliminar criadouros do Aedes aegipty

Ação em casas e escolas de Urupês visa eliminar criadouros do Aedes aegipty

Publicado em 05/03/2018 00h00

Em fevereiro e março de 2018, a Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN de Urupês, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, está realizando uma ação de conscientização com as crianças e jovens das escolas municipais, sobre os perigos da dengue, como combatê-la e como perceber os sintomas da doença.
Na E.M.E.F. Profº. Athayr da Silva Rosa, os alunos foram reunidos no pátio do colégio para ouvir uma palestra didática e aprofundada sobre a ação do Aedes aegipty. A eles foi dado um “dever de casa”: encontrar, em suas residências, possíveis criadouros do pernilongo, extingui-los e fazer um relatório sobre a atividade.
O responsável pela formação é o estudante de Ciências Biológicas Mateus Gustavo Basílio, 23 anos. Ele é estagiário na área da Informação, Educação e Comunicação – IEC da SUCEN. Outras escolas do município também receberão a ação.
Segundo ele, trabalhar este tema com crianças é fundamental, uma vez que elas estão numa fase de maior receptibilidade da informação, acreditando em sua proatividade e se tornando uma “formadora de opinião” dentro de sua casa.
Ele dá algumas dicas importantes para eliminar criadouros que, normalmente, passam despercebidos às pessoas. “Encontramos muitos criadouros nos pratinhos das plantas e nos bebedouros de água de animais – mesmo no de aves, que muitos acreditam se alimentar das larvas”. A SUCEN orienta lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos que ficam grudados nas bordas dos bebedouros.
Em épocas de chuva, com dez minutos por dia, ele garante que já se pode erradicar todos os criadouros dos quintais. Em épocas de seca, averiguar esses locais uma vez por semana já ajuda muito para a eliminação de possíveis focos.
A SUCEN de Urupês trabalha para erradicar os criadouros nesta época de chuvas. Por isso, a Prefeitura recomenda que todos os moradores deixem as portas abertas para a ação da equipe e contribuam para tornar a saúde de nosso município melhor a cada dia.