Início Notícias Saúde Urupês tem nova ação de doação de sangue e cadastramento de medula óssea

Urupês tem nova ação de doação de sangue e cadastramento de medula óssea

Publicado em 29/01/2018 00h00

Cerca de 100 pessoas compareceram na manhã do último sábado (27), no Centro de Convivência do Idoso de Urupês para doação de sangue. Segundo dados dos organizadores, das 7h30 às 11h, foram doadas 87 bolsas de sangue – quase 40kg – e realizados 47 cadastramentos de medula óssea.
A ação foi realizada pela Associação de Doadores de Sangue Vida Nova de Urupês, com apoio da Prefeitura, de médicos e agentes de saúde do Hemonúcleo de Jaú. As bolsas de sangue coletadas serão destinadas ao Hospital Amaral de Carvalho, que atende paciente de diversas cidades da região.
Segundo o presidente da Associação, José Elias Guarnier, as doações são feitas mediante a requisição dos hospitais e da necessidade dos pacientes, acontecendo, normalmente, a cada 15 ou 30 dias. São José do Rio Preto, Catanduva, Barretos e Ribeirão Preto são as principais cidades onde se realizam as coletas de sangue. Contudo, sua destinação acontece para todas as cidades da região, inclusive Urupês, mediante a necessidade constatada.
Ainda conforme dados da Associação de Doadores de Sangue Vida Nova, atualmente Urupês conta com mais de 1600 doadores de sangue inscritos e mais de 4 mil cadastros de medula óssea.
Para o ato da doação, é necessário que se cumpram alguns requisitos, como estar bem alimentado, portar documentos emitidos por órgãos oficias, como RG ou Carteira de Habilitação, estar em boas condições de saúde, não utilizando nenhum tipo de medicamento controlado, ter acima de 16 anos e mais de 50 quilos.
“Nós damos todo o apoio necessário a esse belo trabalho desempenhado pela Associação e às ações de doação de sangue realizadas em Urupês, porque sabemos da importância que têm para as pessoas que realmente precisam. Doar sangue é salvar vidas”, disse o prefeito Bica.