Início Notícias Saúde Urupês participa da 6ª edição da Caminhada Passos que Salvam

Urupês participa da 6ª edição da Caminhada Passos que Salvam

Cerca de 4 minutos de leitura

44 acessos

Caminhada em anos passados foi sucesso e experiência deve se repetir em 2017.

Caminhada em anos passados foi sucesso e experiência deve se repetir em 2017.

Publicado em 18/10/2017 00h00

Todos os anos, o Hospital do Câncer de Barretos realiza uma mobilização nacional para conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil: a “Caminhada Passos que Salvam”. Neste ano, acontecerá em 26 de novembro, logo após o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil, celebrado no dia 23.
É o quarto ano em que Urupês participa da Caminhada. Em 2017, o município deve ser um dos cerca de 650, em 19 estados país, a aderirem a mobilização, superando o grande número de 300 mil pessoas, em mais de 500 cidades, registrado no ano de 2016. Aqui, o “Passos que Salvam” é organizado pelo Rotary Club de Urupês e, segundo a entidade, deve reunir cerca de cem pessoas para a ação.
Além de promover a conscientização, a Caminhada Passos que Salvam também tem o intuito de captar recursos para serem destinados ao tratamento dos pacientes do Hospital do Câncer de Infantojuvenil. Ao adquirir um kit com camiseta, boné e ‘sacochila’, cada participante estará contribuindo com o valor de R$ 35,00, que será direcionado à instituição.
O Rotary ressalta que 100% dos recursos arrecadados com a venda dos kits são repassados ao HCB e os kits remanescentes são devolvidos. Além disso, a entidade julga de extrema importância a capacitação de pessoas aptas a diagnosticar prováveis sintomas de câncer em crianças.
Confira os pontos de venda em Urupês:
  • Associação Comercial e Empresarial de Urupês – ACIUR;
  • Calçare Calçados;
  • Lápis de Cor Papelaria, Armarinhos e Presentes;
  • Salão da Dora;
  • Diretamente com qualquer membro do Rotary Club de Urupês.
O Câncer Infantojuvenil
Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença, estão manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos, sintomas que parecem comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem crianças e adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.
De acordo com o diretor médico do Hospital de Câncer Infantojuvenil, Luiz Fernando Lopes, a unidade infantojuvenil do HCB tem todas as condições de tratar as crianças com a mesma qualidade dos países com alto nível de desenvolvimento (especialistas experientes, medicamentos adequados e uma excelente estrutura), mas nada disso impacta na vida das crianças se elas não chegarem precocemente para o tratamento. “Ainda há uma quantidade significativa de crianças chegando tardiamente em nossa instituição. O que falta é a conscientização de médicos, enfermeiros e familiares, e essa campanha é uma das melhores formas que encontramos para sensibilizar essas pessoas. Nós só alcançaremos níveis internacionais de cura se tivermos esse cenário favorável”, afirma.
Para a coordenadora da ação, Naima Kathib, o intuito da Caminhada é trazer à discussão essa conscientização de maneira lúdica, envolvendo toda a sociedade para permitir que aconteçam mais diagnósticos precoces e as chances de cura possam ser ampliadas para até 95%.
O Hospital do Câncer de Barretos tem 829.081 atendimentos realizados a 151.883 pacientes, vindos de 2032 municípios e distritos de todos os estados brasileiros. Estes números englobam todos os pacientes, sejam crianças, adultos ou idosos.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto