Início Notícias Saúde Urupês apresenta redução do número de larvas de dengue; índice é considerado “satisfatório” pelo Ministério da Saúde

Urupês apresenta redução do número de larvas de dengue; índice é considerado “satisfatório” pelo Ministério da Saúde

Novo levantamento mostra que cerca de 1 a cada 120 domicílios apresenta larvas. Índice é menor do que o de janeiro, que era de 1 para 80 domicílios.

Cerca de 2 minutos de leitura

35 acessos

Imagem: Franklin Santillan A. / Pexels

Imagem: Franklin Santillan A. / Pexels

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 17/04/2024 14h02

O Departamento de Saúde de Urupês, por meio do Controle de Endemias, divulgou os resultados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) ou Avaliação de Breteau, conduzida em abril de 2024. A análise revelou um índice de 0,83%, indicando a presença de larvas de mosquitos em aproximadamente 1 a cada 120 domicílios na cidade. Este resultado é classificado como “satisfatório” pelas normas do Ministério da Saúde, que estabelece o limite recomendado em menos de 1%. Em janeiro, o índice de Urupês era de 1,25%.

O Índice de Densidade Larvária (IDL) ou, mais comumente, o Índice de Breteau, é um parâmetro utilizado para avaliar o risco de surtos de dengue. Ele mede a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti encontradas em recipientes artificiais em uma área determinada.

Desde o início do ano até agora, Urupês registrou 88 casos confirmados de dengue. Destes, somente um foi classificado como grave. A incidência da doença na cidade é de 6,34 casos por mil habitantes, taxa inferior à média observada em municípios vizinhos, que é de 15,28 por mil habitantes.

A Prefeitura de Urupês enfatiza a continuidade de seus serviços de saúde para enfrentamento da dengue, disponibilizando 7 equipes de saúde, pronto-socorro 24 horas, SAMU, além de testes, exames, medicamentos e soroterapia em todas as unidades de saúde. Este esforço conjunto garante atendimento ágil e completo à população.

Nesta notícia: dengue

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto