Início Notícias Saúde Urupês Celebra 5 anos da Implantação das Unidades de Saúde dos Bairros Manoel Carreira e Mundo Novo

Urupês Celebra 5 anos da Implantação das Unidades de Saúde dos Bairros Manoel Carreira e Mundo Novo

Cerca de 4 minutos de leitura

Atendimento com Dentista na ESF Mundo Novo - Foto: Equipe de Comunicação

Atendimento com Dentista na ESF Mundo Novo - Foto: Equipe de Comunicação

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 09/02/2024 16h01

Um marco significativo para a saúde pública de Urupês foi a implantação das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) nos bairros Manoel Carreira e Mundo Novo, que completam cinco anos em 9 de fevereiro de 2024.

Com o objetivo de descentralizar os serviços de saúde e proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente à população, as ESFs "Rahal Tebet" e "Dr. Hans Ronald Froelich" foram inauguradas, mudando para sempre a forma como a saúde é acessada e administrada no município.

Antes de 2019, os atendimentos médicos eram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dr. Xisto Albarelli Rangel, Maria Jordan Marchioni e em São João de Itaguaçu, na Francisco Gomes da Silva, que continham uma equipe reduzida de médicos e enfermeiros. Com a reestruturação e a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESFs) a cidade ganhou novas duas unidades de saúde e equipes compostas por médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes de saúde, para oferecer mais qualidade no atendimento ao paciente.

E há 5 anos, os urupeenses ganhavam novos equipamentos que mudariam a forma como a Saúde pública atuaria nos bairros da cidade. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) “Dr. Hanz Ronald Froelich” (bairro Mundo Novo) e “Rahal Tebet” (bairro Manoel Carreira) chegaram trazendo atenção, agilidade e respeito para a população que mora em bairros afastados do centro.

Para beneficiar ainda mais os urupeenses, novos agentes comunitários de saúde foram contratados e treinados para atuarem na atenção básica. E até hoje fazem visitas domiciliares aos moradores dos bairros atendidos pela suas ESFs, com o objetivo de acompanhar a saúde dos moradores e ajudar a identificar de maneira precoce doenças que possam vir a aparecer.

Em busca de ampliar as possibilidades de atendimento, o Departamento de Saúde passou a incluir atendimentos de profissionais de diversas especialidades nas ESFs, como médicos, enfermeiros, psicólogo, ginecologista, pediatra, cardiologista entre outros, que prestam serviço nas unidades e, muitos deles, até mesmo em domicílio.

Uma das maiores vantagens da atuação das Estratégias de Saúde da Família está na eficácia do rastreamento e diagnóstico precoce das doenças. De acordo com a Diretora de Saúde, Cristina Camargo, o primordial em sua administração é oferecer atendimentos de prevenção de doenças, para assim conseguir reduzir e até prevenir a disseminação de patologias e de efeitos de longo prazo.

Atualmente, as unidades de saúde do município oferecem cobertura de 100% nos atendimentos pelo SUS, para a população.

Atendimento:

ESF Centro I e II "Dr. Xisto Albarelli Rangel" (Centro) Rua Rui Barbosa, nº. 364 Telefone: (17) 3552-1324 WhatsApp: (17) 99279-4680

ESF "Francisco Gomes da Silva" (São João de Itaguaçu) Rua Bahia S/N Telefone: (17) 3553-1176 WhatsApp: (17) 99275-8514

ESF "Hans Ronald Froelich" (Mundo Novo) Rua Conselheiro Antonio Prado, nº. 111 Telefone: (17) 3552-3016 WhatsApp: (17) 99262-0831

ESF "Rahal Tebet" (Manoel Carreira) Rua Raymundo Bueno de Moraes, Nº. 275 Telefone: (17) 3552-3012 WhatsApp: (17) 99250-8763

ESF "Maria Jordan Marchioni" (Boa Vista) Rua Nilo Peçanha, nº. 320 Telefone: (17) 3552-2344 WhatsApp: (17) 99279-4674

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto