Início Notícias Saúde SAMU de Urupês Registra Aumento de 30% em Atendimentos em 2023

SAMU de Urupês Registra Aumento de 30% em Atendimentos em 2023

Foto da Base do SAMU - Equipe de Comunicação da Prefeitura de Urupês

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 04/01/2024 16h55

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Urupês tem desempenhado um papel vital na prestação de cuidados emergenciais aos pacientes do município, como demonstrado pelos números de atendimentos nos últimos três anos e meio.

Desde o início de sua implantação, em junho de 2020, o SAMU já realizou um total de 3.560 atendimentos, indicando um aumento expressivo na demanda por serviços de emergência na região.

O ano de 2023, em particular, destacou-se registrando 1.178 atendimentos.

De acordo com a Diretora de Saúde do município, Cristina Camargo, o mês de dezembro de 2023 foi especialmente notável, com 154 atendimentos em situações que exigiram intervenção imediata da equipe do SAMU.

E para um atendimento de excelência o serviço possui em estrutura uma unidade móvel equipada com recursos avançados, operada por profissionais capacitados, incluindo técnicos, condutores socorristas e enfermeiros técnicos. Isso tudo acontece com recursos financeiros do Ministério da Saúde e recursos complementados pelo município de Urupês.

E o atendimento inicial para quem precisa do serviço de emergência é realizado pela central de regulação de Catanduva, que é acessível pelo número de emergência 192, e desempenha um papel crucial na filtragem e direcionamento adequado das chamadas, garantindo uma resposta eficaz a cada situação em que o SAMU é acionado.