Início Notícias Saúde Saúde de Urupês alerta a população sobre riscos de dengue tipo 3 na região

Saúde de Urupês alerta a população sobre riscos de dengue tipo 3 na região

Retorno da Dengue Sorotipo DENV3 sinaliza possível aumento de risco de casos graves da doença e até potenciais óbitos

Cerca de 4 minutos de leitura

244 acessos

Aedes aegipty, mosquito causador de doenças como a dengue, Chikungunya e Zika. Imagem: Lauren Bishop / CDC

Aedes aegipty, mosquito causador de doenças como a dengue, Chikungunya e Zika. Imagem: Lauren Bishop / CDC

Por Carina Costa (Divisão de Comunicação) e Luís Fernando da Silva (Divisão de Comunicação)

Publicado em 29/12/2023 11h59

Enquanto em 2023 as mortes por dengue no Brasil bateram recordes, segundo dados divulgados pela EBC, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo já está preocupada com 2024. A entidade tem emitido alertas para os municípios sobre o iminente aumento de casos de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, Chikungunya e Zika, e a possível ocorrência de uma epidemia no início de 2024.

O que mais tem preocupado as autoridades de saúde é o aumento na incidência da dengue sorotipo 3 no Estado de São Paulo. Este tipo do vírus da dengue, conhecido por sua capacidade de causar sintomas mais graves em certos casos, não era prevalente na região há mais de uma década. A preocupação decorre da possibilidade de que muitos indivíduos na população atual podem não ter imunidade específica contra este sorotipo, dado o longo período de ausência de exposição.

Além disso, nesta época, também se nota o aumento no número de mosquitos Aedes aegypti, vetor responsável por essas doenças, principalmente em nossa região, ampliando as chances de transmissão.

O Departamento de Saúde de Urupês está intensificando as medidas de monitoramento e controle dos casos notificados, além de realizar ações de combate ao mosquito transmissor.

Sintomas e riscos

Por poder evoluir para casos sérios de epidemia, é crucial que a população adote práticas preventivas, principalmente agora que estamos no verão. Para evitar a propagação dessas doenças, a população de Urupês é convocada a cuidar de seus quintais, evitar água parada em suas residências e empresas, além de manter terrenos particulares limpos.

No ano de 2023, no município, 34 pessoas foram diagnosticadas com dengue. Dentre elas, está Arlindo Alves Pereira Neto, urupeense que relatou em entrevista sua experiência após ter contraído a doença e descreveu os sintomas intensos que afetaram sua rotina diária e impediram seu trabalho.

“Senti muita fraqueza, dor no corpo, febre e dor de cabeça. Esses são os piores sintomas, a sensação é de que suas forças estão indo embora e não vão voltar”.

Arlindo teve dengue há uma semana e contou que só pôde tomar dipirona para aliviar as dores e sensações que persistiram por dias.

O médico infectologista do município, Dr. Silvio Ribeiro, ressalta a gravidade da dengue, alertando que, no caso de sintomas como esses, o mais seguro é procurar atendimento médico. De acordo com Dr. Silvio, os sintomas como febre, dor de cabeça, náuseas, dor abdominal, dores articulares e sangramentos devem ser avaliados imediatamente.

“Se o paciente com dengue não for tratado adequadamente com hidratação e repouso, pode evoluir para óbito”, alertou.

Ele destaca ainda a importância da eliminação dos criadouros do mosquito e o uso de repelentes e mosquiteiros para crianças como formas eficazes de prevenção.

A Saúde do município reforça aos moradores que procurem o Hospital São Lourenço no caso de apresentarem os sintomas especificados acima. Os urupeenses precisam fazer sua parte; o município não está imune a essa ameaça. A população deve se manter atenta, pois na estação do ano em que estamos ocorre um aumento do número de casos no Brasil, e em Urupês não é diferente.

Nesta notícia: dengue

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto