Início Notícias Assistência Social Conferência Municipal de assistência social visa garantir melhorias nos serviços públicos de proteção social

XII Conferência Municipal de Assistência Social no CCI - Urupês - Foto: Luis Fernando da Silva

Por Carina Costa - Assessoria de Imprensa

Publicado em 19/08/2021 14h11

A Prefeitura de Urupês, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram na tarde da última quarta-feira (18/08) a XII Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento acontece a cada dois anos, com o intuito de desenvolver melhorias para assistência e a garantia de direitos em todos os níveis de proteção social.
O tema deste ano foi: “Direito do Povo e Dever do Estado com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) recebeu a população de forma presencial, e o evento foi transmitido ao vivo através do Youtube e Facebook.
No início da Conferência foi apresentado um teatro com fantoches que abordou questões sobre a importância de lutar pelos direitos das pessoas mais vulneráveis, logo após foi exibido um vídeo que apresentou projetos sociais do município.
O Secretário Alison Paulo falou sobre os 5 eixos a serem desenvolvidos, são eles:
Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
Eixo 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Na sequência todos os presentes se dividiram em grupo para debater os assuntos que envolvem os eixos, e sugerir formas de utilizar os financiamentos públicos para garantir o direito dos mais necessitados.
A população que acompanhou a conferência online também pôde dar sugestões de melhorias para o setor.
O Prefeito Bica abriu o evento parabenizando todos pela ação, e salientou sobre a importância da opinião da população para as propostas de melhorias na assistência social do município, : Os serviços do social são dedicados para os que mais precisam, e toda a população tem o direito e o dever de lutar para que essas pessoas sejam assistidas de forma justa e humana”, finalizou o Prefeito Bica.