Início Notícias Saúde Urupês promove doação de sangue em prol do Hospital de Câncer

Urupês promove doação de sangue em prol do Hospital de Câncer

Mesmo em meio ao frio, 122 pessoas passaram pelo local; 106 bolsas de sangue foram recolhidas

Doação aconteceu neste sábado (31) em Urupês. Foto: Carina Costa / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 31/07/2021 13h49

Neste sábado (31), a Associação de Doadores de Sangue Vida Nova de Urupês, em conjunto com o Hemonúcleo de Jaú, realizou mais uma manhã de doação de sangue no município. A ação aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) das 7h às 12h e contou com apoio da Secretaria de Saúde de Urupês.

Segundo os organizadores, 122 pessoas passaram pelo local, e foram coletadas 106 bolsas de sangue. Esta ação é especialmente importante para manutenção do estoque dos bancos de sangue, que, durante a pandemia, tiveram grande baixa. As doações foram destinadas ao Hospital de Câncer Amaral Carvalho de Jaú.

Urupês é reconhecido em todo o estado pelo grande número de doadores de sangue. Ao todo, a Associação Vida Nova possui 2689 doadores cadastrados. Outro número que impressiona é o de doadores de medula óssea compatíveis. Estatisticamente, estima-se que a compatibilidade de medula seja de 1 a cada 100 mil pessoas. Urupês tem 13.655 habitantes e 6 doadores compatíveis.

“Agradeço à Associação de Doadores de Sangue Vida Nova por promover esta ação, ao Hemonúcleo de Jaú, e à Secretaria de Saúde que apoiou a doação. Da minha parte, fico feliz em anunciar que mandei reformar um ônibus e agora nossos doadores vão poder se deslocar para cidades como Rio Preto, Catanduva e Barretos para doar sangue em um veículo muito mais confortável e seguro”, anunciou o prefeito Bica.

E completou: “Obrigado a todos que vieram doar nesta manhã e ajudar a salvar vidas. Deus abençoe a todos”.