Início Notícias Agricultura Programa Rotas Rurais vai “colocar no mapa” propriedades e estradas rurais de Urupês

Ação traz diversos benefícios para áreas da saúde e segurança pública e facilita o escoamento da produção agrícola

Prefeito Bica junto a membros da gestão pública urupeense no evento de assinatura do Programa Rotas Rurais. Foto: Divulgação

Por Luís Fernando da Silva (Departamento de Comunicação) e Carina Costa (Departamento de Comunicação)

Publicado em 25/07/2021 18h17 - Atualizado em 25/07/2021 19h11

Resumo da notícia:

• Prefeito assina adesão do Município ao Programa Rotas Rurais
  • Programa vai criar endereços para propriedades rurais, em parceria com a Google
  • Vantagens são melhora no acesso a ambulâncias, viaturas policiais, ônibus escolares e facilidade no escoamento da produção agrícola.

O que aconteceria se você precisasse se deslocar a alguma propriedade rural de Urupês, e não soubesse qual caminho deveria seguir para chegar até lá? A partir de agora, este problema de locomoção – mais frequente do que se imagina – irá se tornar passado, com a chegada do Programa Rotas Rurais ao município.

Na manhã deste sábado (24), o Prefeito Bica esteve em São José do Rio Preto onde assinou a adesão ao Programa Estadual, em parceria com a Google, que visa colocar as propriedades, estabelecimentos e estradas rurais no mapa, através de endereçamento da zona rural.

Na prática, este avanço que beneficiará o produtor rural no escoamento de seus produtos, e as áreas de segurança, saúde e competitividade para o setor agrário. Fica muito mais fácil e rápido, por exemplo, o acesso de uma ambulância do SAMU ou a chegada de uma viatura policial a um estabelecimento rural.

Como funciona?

Para cumprir seu objetivo, o Programa cria um Código de Endereçamento Rural Digital para cada propriedade e estabelecimento rural do município. Esse código se assemelha a um “CEP rural” personalizado, idealizado a partir da solução Plus Code, em parceria com a Google, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural e, além disso, mostra como é o traçado das vias rurais que chegam até cada localização.

“Daqui a pouco tempo conseguiremos ver os frutos deste programa: não haverá mais dificuldades para encontrar e se deslocar até uma propriedade rural em Urupês. Vantagem principalmente ao morador do campo, que vai ter acesso facilitado aos serviços de saúde, educação e segurança pública, além de mais celeridade no escoamento de sua produção agrícola“, comemorou o prefeito Bica.

Lançamento do Programa

No lançamento do Programa acompanharam o prefeito os vereadores Teia, Rubão Serradilha e Fumaça, além do responsável pela Casa da Agricultura de Urupês, José Pedro Ferreira. Estiveram presentes no evento o Vice-governador, Rodrigo Garcia, o Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, deputado Itamar Borges, o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, além de lideranças estaduais e regionais, como o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Carlão Pignatari.