Início Notícias Coronavírus Equipe da Saúde promove reunião com membros de comércio, indústria e serviços sobre avanços da COVID-19 em Urupês

Dr. Carlos Davanço, médico responsável pela Ala de Síndrome Respiratória de Urupês, fala a representantes dos setores econômicos da cidade. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 24/02/2021 10h57

A situação epidemiológica da COVID-19 em Urupês e os desafios econômicos impostos pela pandemia foram pauta de uma reunião de membros do poder público municipal com comerciantes e proprietários de empresas no ramo da indústria e serviços. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (23) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Urupês (ACIUR).
O objetivo foi estreitar o diálogo com os diversos setores da economia municipal, apresentando dados e solicitando colaboração para evitar alastramento dos casos da doença na cidade.
A atenção tem se intensificado frente ao agravamento da situação epidemiológica na região de São José do Rio Preto, em especial das cidades ao redor de Urupês, que apresentam um número elevado de casos ativos da doença.
Foi o que explicou a Secretária de Saúde Cristina Camargo, que se preocupa com o avanço da doença também em Urupês. Nos últimos dias, o município viu um aumento no número de casos da doença, em especial, no número de hospitalizados. Atualmente, são 15 em isolamento domiciliar e cinco hospitalizados, alguns em UTI.
“Hoje, às 8h, eu tinha 20 pacientes para atender na Ala”, chamou a atenção o Dr. Carlos Davanço, médico responsável pela Ala de Síndrome Respiratória de Urupês, local especializado em atender pacientes com sintomas gripais. Desses 20, dois já foram encaminhados para São José do Rio Preto.
A reunião também foi oportuna para proprietários de comércio, indústria e serviços manifestarem suas posições e disporem os problemas enfrentados pelas empresas durante a pandemia.
O prefeito Bica mostrou entender a preocupação dos comerciantes e visou encontrar formas de atender suas necessidades, sem deixar de lado as cautelas com a saúde pública. A importância das medidas sanitárias de prevenção à doença foi reforçada pelo prefeito.
Pulverização contra a COVID-19
A partir desta terça-feira (23), a Prefeitura retoma as ações de pulverização contra a COVID-19 nos bairros de Urupês. Confira como ficou o cronograma da ação:

Região

Terça-feira

Região do Bairro Mundo Novo

Quarta-feira

Região do Bairro Manoel Carreira

Quinta-feira

Região do Bairro Boa Vista

Sexta-feira

Região do Centro da cidade

Período da manhã

Região de São João de Itaguaçu

Vacinação em Urupês
Neste momento, a imunização contra a COVID-19 em Urupês está interrompida por falta de vacinas. O restante do público de 85 a 89 anos que ainda não recebeu a primeira dose terá prioridade quando novas vacinas chegarem ao município. Contudo, não há data confirmada para que isso aconteça.
Até a última atualização do sistema VaciVida do Governo Estadual, 495 pessoas já haviam sido imunização em Urupês contra a COVID-19, sendo que, dessas, 119 já receberam a segunda dose da vacina. O sistema continua em processo de atualização no banco de dados da VaciVida.