Início Notícias Segurança Pública Cidade inteligente: novo sistema de monitoramento de Urupês já está ajudando a solucionar crimes

Câmeras estão localizadas em pontos estratégicos da cidade. Foto: Henrique Alonso Camilo / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 26/11/2020 15h30 - Atualizado em 04/06/2021 09h24

Com os inúmeros avanços tecnológicos pelos quais o mundo vem passando, novas formas de prevenir e investigar crimes estão sendo adotadas pelas cidades inteligentes ao redor do planeta.
Acompanhando esta tendência das grandes metrópoles, o mais recente investimento da Prefeitura de Urupês nesta área foi a instalação de câmeras de segurança nas entradas, saídas e em prontos estratégicos da cidade e do Distrito de São João de Itaguaçu.
As câmeras permitem o acompanhamento do fluxo de pessoas e veículos que entram e saem da cidade, monitorando, inclusive, possíveis atos de vandalismo e delitos, identificando, em tempo real, crimes, como furtos e roubos.
A efetividade do sistema já está comprovada: ele já foi utilizado para a investigação de três delitos pela polícia local.
Atualmente, são 13 câmeras distribuídas pela cidade e no distrito de São João de Itaguaçu, mas o intuito é ampliar ainda mais essa rede, instalando também no Parque dos Lagos, na Praça Central e em frente às escolas e outros prédios públicos.
"Com o sistema que estamos implantando aqui, vamos trazer mais segurança para nossa comunidade, que vai sair com mais tranquilidade para as ruas, vai sair com a família para as praças, para participar das coisas que acontecem no nosso município. Eu acho que é uma forma da gente estar contribuindo melhor com a quantidade de vida da nossa população ", relatou o prefeito Bica.

Confira mais fotos desta notícia: