Início Notícias Cultura Regiões do Brasil são assunto da Mostra Folclórica de Urupês

Regiões do Brasil são assunto da Mostra Folclórica de Urupês

Alunos apresentam dança sobre crenças da região norte. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 01/09/2018 12h39 - Atualizado em 03/09/2018 09h07

As cinco regiões brasileiras foram o assunto da edição 2018 da Mostra Folclórica de Urupês, que trouxe o tema “Brasileirando”. O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto, no Salão Paroquial do município, e teve o objetivo de promover o contato entre o público e a grande diversidade cultural do país, por meio do artesanato, das vestes típicas, da música e das crenças de cada região.
O trabalho foi promovido pelo Departamento Municipal de Cultura e contou com a parceria das escolas e projetos sociais: cada um deles ficou responsável por representar uma região, incorporando a identidade cultural como um dos temas abordados pelos professores nas salas de aula. A assessora de Cultura, Nenica Roman, referiu-se à participação desses setores. “A cultura tem que ir aonde o povo está. Como o Folclore é uma cultura popular, é necessário que toda a comunidade fique envolvida”, disse.
Na quarta-feira (29), o evento foi aberto pela apresentação da Companhia de Reis de Guajuvira. Seguindo, o Projeto Guri, o Serviço de Convivência Criança Feliz e as escolas da rede pública apresentaram músicas, danças e desfilaram com os trajes típicos das regiões. Uma numerosa parte da população participou da abertura. Já na quinta-feira (30), o espaço foi aberto a partir das 7h para acolher a visitação guiada das escolas e dos munícipes, enquanto a dupla Sardella e Alvinho tocava as músicas características de cada região do país.
O prefeito Bica participou do evento e festejou o resultado. “Quando eu me propus a administrar o município, eu me propus a administrá-lo por inteiro, e a cultura faz parte de uma boa administração”, disse ele. “Fico muito feliz de estar hoje, neste segundo ano de evento, e vamos continuar investindo em cultura, sim. Quero agradecer aqui a todos os envolvidos: aos diretores, aos pais das crianças. Com esse trabalho da Cultura, também se desenvolvem os vários talentos que a gente tem aqui em Urupês”, completou.
Em 2017, a Mostra Folclórica já havia reunido a comunidade com a exposição de objetos antigos que fizeram parte das casas dos moradores do interior paulista até meados do século XX: eram utensilio, telefones, rádios e aparelhos antigos, vitrolas, gramofone, máquinas de escrever e engenhos de café, que mostraram aos mais jovens a realidade vivenciada por seus avós e pais em outros tempos.

Confira mais fotos desta notícia: