Início Notícias ExpoCultura 13ª ExpoCultura é sucesso e reúne milhares em Urupês

13ª ExpoCultura é sucesso e reúne milhares em Urupês

Cerca de 15 mil passaram pela Festa das Nações de Urupês em seus três dias.

Público de sábado surpreendeu, superando as expectativas. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação Social

Publicado em 10/07/2018 10h06 - Atualizado em 03/09/2018 09h27

Cerca de 15 mil pessoas de Urupês e das cidades da região participaram da 13ª edição da ExpoCultura de Urupês, entre os dias 6 e 8 de julho. Depois de anos, uma das maiores Festas das Nações da região, de caráter cultural e filantrópico, foi resgatada, num trabalho promovido pela Prefeitura de Urupês em conjunto com membros das diversas entidades educacionais e filantrópicas do município. Dessa forma, a ExpoCultura cumpriu seu papel de ser um evento que une famílias e amigos, para aproveitarem o melhor dos shows, comidas típicas e divertimento da festa.
Ao todo, cinco shows foram apresentados no palco principal. Na sexta-feira (6), a Banda Santa Ifigênia abriu as apresentações, com os principais sucessos da música nacional e internacional. O show teve início às 23h15 e duração de duas horas. Já no sábado, foi a vez da dupla Lucas e Thiago cantar as principais músicas do sertanejo universitário e músicas autorais, dentre as quais “Dona Maria”, composição da dupla, que ficou famosa na voz de Thiago Brava. O show teve início às 23h30. Já no domingo, três apresentações subiram ao palco: a Orquestra de Viola Caipira de Urupês, às 13h, a dupla de sertanejo raiz Lourenço e Lourival, às 14h30, e Tukley – Raul Seixas in Concert, às 16h30.
Na praça de alimentação, doze entidades municipais assumiram os cardápios de dez diferentes nações. A renda dos três dias do evento foi revertida inteiramente para as obras realizadas por essas entidades. Os cardápios foram variados: comidas típicas dos diversos países que compõem a identidade cultural da região. Ao todo, 85 opções de pratos estavam à disposição do público. As entidades e nações que participaram foram: Fundo Social de Solidariedade (Portugal), Loja Maçônica Rio Branco V (Líbano), Associação Espírita Matheus (Suíça), escola Maria da Glória Robert Lima de Almeida (Espanha), escolas Thereza Yalenti Perosa e Olívia Sahão (Itália), Associação de Assistência à Criança de Urupês (Brasil), Rotary Club de Urupês (Alemanha), Associação de Rodeio de Urupês e Sociedade São Vicente de Paulo (Estados Unidos), Comissão Municipal de Esportes (Havaí) e escola Profº. Athayr da Silva Rosa (Japão e China).
A parte cultural também teve destaque. Nos três dias houve apresentações culturais e de danças das escolas e projetos sociais, como maneira de promover uma maior participação dos diversos setores da sociedade. Além disso, o artista plástico Silvio Alvarez expôs suas obras na tenda cultural. Conhecido em todo o país por suas produções, Silvio cria quadros através da técnica de collage – recortes e colagens de revistas, em um processo manual, para compor um mundo novo, mágico e surreal. Várias de suas obras estavam à mostra e disponíveis para compra.
A ExpoCultura 2018 também mostrou à toda a comunidade urupeense a nova mascote do turismo municipal, que vai decorar as próximas campanhas publicitárias do setor. Os traços foram pensados pelos membros do Conselho Municipal de Turismo de Urupês – COMTUR, levando em conta os dois maiores potenciais turísticos e econômicos do município: o jeans e o limão. Também levando em conta isso, o nome da mascote, escolhido pelas crianças das escolas municipais foi “Azejeans”.
O resultado da 13ª ExpoCultura foi um sucesso, de acordo com o prefeito Bica. “Não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz pela realização desse evento. As pessoas sentiam falta da Festa das Nações e nós estamos trazendo de volta com um grande sucesso. Conseguimos investir em nossa cultura e divertimento das pessoas, sem tirar verbas de setores como saúde e infraestrutura, que, recentemente, vêm recebendo outras tantas conquistas em Urupês”, disse o prefeito, se referindo aos veículos recém-chegados para a frota municipal de saúde (que estavam expostos na festa) e aos trabalhos de recape em diversas ruas da cidade.
“Agradeço muito a todas as pessoas que colaboraram: aos funcionários da prefeitura, às entidades, aos parceiros e à toda a comunidade de Urupês e de outras cidades que vieram participar nestes três dias desse evento que vai beneficiar nossas entidades e que traz muita alegria para toda a população”, completou.
Você confere todas as fotos da festa no Flickr oficial da Prefeitura de Urupês, clicando aqui.