Início Notícias Meio Ambiente Urupês sai na frente e conta com Plano de Saneamento Básico para a população

Urupês sai na frente e conta com Plano de Saneamento Básico para a população

Publicado em 04/09/2017 00h00

Urupês faz parte da pequena parcela dos municípios do Brasil que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico. As informações são do Instituto Trata Brasil, divulgadas no fim de agosto, em levantamento feito com base em dados do Governo Federal.
Para confeccionar do Plano, o município realizou um diagnóstico de sua situação atual no que tange o acesso e funcionamento dos serviços de meio ambiente, como abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de drenagem e manejo de águas pluviais e sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Desta maneira, ele deve identificar problemas e apresentar possíveis soluções a curto, médio e longo prazo. O Plano também é necessário para que o município possa requerer recursos para saneamento do Governo Federal a partir de 2018.
Segundo dados da pesquisa, das 5.570 cidades brasileiras, apenas 1.692 (30,4%) declararam ter feito seus planos municipais. Outras 37,5% das cidades estão com os planos em andamento. Além disso, 2% das cidades apresentaram inconsistências nos dados, e não há informações sobre 29,9%.
Atualmente, o sistema de coleta de esgoto de Urupês atende 100% da população urbana além do distrito São João do Itaguaçu. A rede de abastecimento público conta com 35 km de extensão.
As perdas físicas na distribuição de água são o maior problema identificado no Plano. Contudo, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, isso deve mudar com o Plano de Controle de Perdas no Sistema de Abastecimento Público, que está em fase de elaboração.
“Urupês sai na frente ao apresentar pronto o Plano Municipal de Saneamento Básico. Com ele, fica mais fácil identificarmos problemas e trabalharmos para corrigi-los”, disse o prefeito Bica.