Início Notícias Agricultura Urupês se prepara pare realização do Censo Agropecuário

Urupês se prepara pare realização do Censo Agropecuário

Imagem: colider.mt.gov.br

Publicado em 18/08/2017 00h00

Na última terça-feira (16), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE instalou em Urupês a Comissão para realizar o Censo Agropecuário do município.
Será composta por representantes de órgãos públicos, entidades, empresas privadas e produtores rurais de Urupês. A reunião teve como intuito discutir o Censo Agropecuário, que será realizado a partir do dia 1º de outubro. Foram apresentados vídeos, e a Lei do atual perímetro urbano, mapas rurais, bem como o calendário de atuação.
O Censo Agropecuário acontecerá em todo o Brasil e deve se prolongar por cinco meses. Neste período, os recenseadores vão visitar cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários do Brasil, levantando informações sobre produção, características dos estabelecimentos agropecuários e dos trabalhadores do setor, renda, emprego de técnicas como irrigação, uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018.
O Censo vai disponibilizar números, que agregados e transformados em estatísticas, possibilitarão o conhecimento do perfil do setor primário brasileiro, viabilizando, assim, o planejamento do setor e a definição de políticas públicas adequadas.
Estiveram presentes na reunião: Benedito Roberto da Silva (Presidente da Comissão e representante do IBGE), Ronaldo Cesar Gomes da Silva (Técnico do IBGE), André Logulo (Engenheiro Agrônomo da Casa da Agricultura), Armando Aparecido Donizeti Sardella (Presidente da Câmara Municipal), Orivaldo Aparecido Freddi (Técnico da Defesa Agropecuária), Sérgio Ferrares (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Agrário), Valdemar Irio Freddi (Representante da Associação de Produtores Rurais de Urupês - APRU), João Pacheco Rodrigues Neto (Estagiário da Casa da Agricultura) e Antônio Donizete Errerias (Representante da Cooperativa dos Produtores de Limão-APRU).
"Com esse parecer do instituto, em breve poderemos saber as reais demandas da comunidade, os dados corretos e assim vamos buscar alternativas de melhorias para o homem do campo", garantiu o prefeito Bica, afirmando que o censo deverá atualizar os dados agropecuários do Município.