Início Notícias Agricultura Casa da Agricultura oferece ampla linha de serviços ao produtor rural

Casa da Agricultura oferece ampla linha de serviços ao produtor rural

Casa da Agricultura de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Departamento de Comunicação

Publicado em 18/11/2021 16h33 - Atualizado em 18/11/2021 17h30

A Casa da Agricultura de Urupês reforçou a linha de serviços prestados ao produtor rural. Com objetivo de auxiliar desde o processo de regularização ambiental, até o plantio e colheita de seus produtos, a Casa da Agricultura viu um aumento no número de atendimentos, principalmente a pequenos agricultores, que buscam auxílio para o desenvolverem suas culturas.

Atualmente, são disponibilizados, gratuitamente, os seguintes serviços:

• Relatório de Vistoria Urbana;
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR), fundamental para a regularização ambiental do imóvel rural;
  • Autorização para Queima Controlada de Citrus;
  • Documentos para Ingresso no FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (quando liberado): também conhecido como “Banco do Agronegócio Familiar”, disponibiliza linhas de crédito (empréstimos) aos produtores rurais; e o
  • DAP - Documento de Aptidão ao PRONAF: permite identificar os agricultores familiares e assentados da reforma agrária que podem solicitar crédito rural e acessar outros programas do governo como os de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae).

Outro serviço que tem se popularizado é a Patrulha Agrícola, que possibilita o aluguel de máquinas e equipamentos para uso na zona rural, em propriedades de pequenos produtores que visem a produção agrícola.

Ao todo, são três tratores e 11 implementos disponíveis. A patrulha conta com:

• Trator Valtra 800;
  • Trator Valtra BM 110;
  • Trator New Holland TL57EC;
  • Arado fixo;
  • Caçamba carregadeira;
  • Dois distribuidores de calcário e adubo;
  • Grade aradora;
  • Grade niveladora;
  • Plantadeira e adubadeira;
  • Pulverizador agrícola;
  • Semeadora/plantadeira hidráulica;
  • Subsolador hidráulico; e
  • Terraceador de arrasto.
“A agricultura deve ser valorizada sempre mais, e temos trabalhado para isto em nossa cidade. Além de levar alimento para a mesa das pessoas, vem do campo uma grande participação na movimentação econômica do nosso município. Por isso, ampliamos a oferta de serviços na Casa da Agricultura, para que todos os produtores possam ter a chance de desenvolverem o cultivo de seus produtos e melhorarem sua renda”, disse o prefeito Bica.

De fato, a agricultura de Urupês possui grande representatividade na movimentação econômica do município. As culturas de cana-de-açúcar e limão se destacam. Dados divulgados pela Casa da Agricultura neste ano mostram que mais de 19.500 hectares do município são ocupados com o cultivo da cana-de-açúcar. O limão é o segundo produto nesta lista, com cerca de 3.500 hectares de ocupação e uma produção de 89 mil toneladas por ano (cerca de 3,3 milhões de caixas).

A Casa da Agricultura de Urupês está localizada na rua José Bonifácio, 934, no Centro de Urupês. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O telefone para contato é (17) 3552-1372.

Serviço nesta notícia:

Patrulha Agrícola

Aluguel de máquinas e equipamentos para uso na zona rural em propriedades de pequenos produtores que visem a produção agrícola. (...)

Solicite em:
Endereço: Rua José Bonifácio, 934 - Centro - 15850-000 - Urupês/SP